O Bugatti Type 57 foi apresentado em 1934 sendo um modelo completamente novo, com forte influência de Jean Bugatti. A vocação deste modelo era o longo curso, as viagens sazonais que as famílias abastadas realizavam através da Europa.
Modelo semelhante ao Type 57, mas com potência aumentada são produzidos 82 exemplares entre 1936 e 1940. Como demonstração, Ettore Bugatti, que se gabava de produzir o automóvel de turismo mais rápido do mundo, atinge o recorde de velocidade de 195 km/h, num Type 57C Galibier, conduzido por Robert Benoist.
O Type 57C de 1938 possui uma carroçaria especial, em alumínio, executada pela Casa Vanvooren a pedido do comprador Chaussivert, que desejou possuir um tipo Atalante alongado e dispondo de três lugares. Em Novembro de 1975, é adquirido por João de Lacerda, que o reconstrói totalmente, para figurar no Museu do Caramulo.
Tem um longo currículo de participações em provas, em Portugal e no estrangeiro. De destacar a conquista do primeiro Prémio de Elegância, em 1978, em Montreux e em Deauville, em Valkenburg, na Holanda, em 1980 e em Bagatelle, Paris, em 1993. Foi seleccionado pelo Automóvel Clube de França para figurar entre os 50 automóveis representativos da indústria francesa, na inauguração oficial do Túnel da Mancha.
Bugatti
1938
França
20 cv
8 cilindros com compressor
3257 cc
4 velocidades
1660 kg
Velocidade Max.
175 km/h
Nº de Chassis
57784
Nº do Motor
69C