Embalados pelo sucesso comercial do Type 13, Ettore Bugatti e Jean Bugatti traçaram o plano da sucessão do famoso “Brescia”, apresentando, em 1926, o novo Type 40.
De Maio de 1926 a Março de 1931 foram construídas, em Molsheim, 780 unidades do Type 40, e a partir dessa data passou a ser disponibilizado o Type 40A, equipado com um motor de quatro cilindros de 1627cc. Ao contrário do modelo dador, o motor do Type 40A prescindia da ignição dupla em favor de uma vela por cilindro.
Com a sua carroçaria Grand Sport lacada de azul-escuro, interior grená e capota em tela preta, o Bugatti Type 40 de 1929 em exposição no Museu do Caramulo é um belo exemplar do modelo de quatro cilindros da marca francesa. É, também, um dos mais originais.
Da totalidade dos Bugatti Type 40, alguns foram produzidos apenas em chassis e outros carroçados, como este, em Grand Sport, com 2+2 lugares, e uma só porta do lado do passageiro. A mecânica é muito robusta, como o comprovou a proeza espantosa realizada em 1929 por Frederico Loiseau, que fez Paris-Costa do Marfim-Paris através do Saara, percorrendo 14.500 km em 33 dias. Na sua época, era o mais apetecido automóvel de sport da juventude afortunada.
Bugatti
1929
França
50 cv
4 cilindros
1496 cc
4 velocidades
900 kg
Velocidade Max.
135 km/h
Nº de Chassis
40795
Nº do Motor
603