Em 1911 dá-se o aparecimento do primeiro modelo da Delahaye, equipado com motor de seis cilindros. Em 1914, a gama da marca francesa era composta, nada mais, nada menos, que por sete veículos diferentes, começando no 8 CV com motor de dois cilindros, e terminando no possante 20/30 CV.
A auto-bomba Delahaye 43 PS de 1913, foi construída de raiz na fábrica da Societé des Automobiles Delahaye, em Paris. Entrou pela primeira vez ao serviço em 1914, tendo sido entregue aos bombeiros voluntários “Os Lisbonenses” na sua sede, que a baptizaram de “A Catarina”. O automóvel fazia parte de uma série de modelos de combate a incêndios fabricados pela marca francesa.
Em 1957 a auto-bomba foi vendida a João de Lacerda. Na carta que lhe endereçou a Associação, a 21 de Novembro de 1957, pode ler-se, acerca da importância do automóvel francês: “a viatura de incêndios (…), marca Delahaye, que constitui para nós uma verdadeira relíquia, não só por ser uma das primeiras unidades que entrou em Portugal directamente da fábrica mas, fundamentalmente, por a ela estarem ligados factos que ficaram assinalados a letras de oiro na história desta corporação que a mesma é da Capital.”
Delahaye
1913
França
24 cv
4 cilindros
2940 cc
3 velocidades
2700 kg
Velocidade Max.
50 km/h
Nº de Chassis
43 PS
Nº do Motor
15 881