A marca De Dion-Bouton nasceu em 1883 mas o seu ponto de viragem aconteceu em 1895, quando o seu primeiro motor de combustão interna passou à produção.
O De Dion-Bouton 24HP de 1905 do Museu do Caramulo foi encontrado por João de Lacerda em 1962 em muito mau estado, apenas com chassis e carroçaria. O motor foi encontrado mais tarde no Porto.
Com a ajuda de João de Albuquerque, que doou o salvado, e de José Rodrigues Estêvão, conhecido como o Estêvão dos De Dion, o original modelo foi restaurado ao longo de dez anos.
O modelo em questão é caracterizado por possuir um chassis longo, onde assenta a carroçaria do tipo Omnibus – fabricada em Portugal – podendo levar até dez passageiros. Além do inovador eixo traseiro De Dion, o 24HP é equipado com um invulgar conjunto de caixa de velocidades e diferencial, com cárter em alumínio e lubrificação por bomba, utilizando o mesmo óleo que o motor, com magneto de baixa tensão e distribuição da marca.
Depois de ter sido classificado pelo Veteran Car Club of Great Britain, ao De Dion-Bouton 24HP foi atribuído o número 1519, sendo este não só o único exemplar deste modelo, no mundo, mas também o maior e mais potente fabricado entre 1905 e 1906.
De Dion Bouton
1905
França
24cv
4 cilindros
4417cc
3 velocidades
2030kg
Velocidade Max.
50 km/h
Nº de Chassis
337
Nº do Motor
601C