A Packard teve a sua origem no ano de 1899, quando os irmãos James Ward e William Doud Packard construíram o seu primeiro carro motorizado, o Modelo A, com motor de um cilindro.
O Packard 433 Single Six (305) de 1927, patente no Museu do Caramulo, foi construído em 1927. Com motor de seis cilindros, 4730cc de capacidade e 82cv de potência, o Packard atingia a velocidade máxima de 115 km/h, contando com um peso de 1910 kg.
Actualmente, o Packard 433 do Museu do Caramulo encontra-se excepcionalmente bem conservado, mantendo a pintura e os estofos de origem, enquanto as partes mecânicas se encontram tal como o eram originalmente, dignas de comparação com as de um automóvel moderno.
Comprado a 2 de Janeiro de 1958 por João de Lacerda à família do Conde de Margaride, oriunda de Guimarães, que, por sua vez, o havia adquirido novo a 4 de Março de 1927, importado da América pela agência Orey Antunes, o Packard 433 (305), com a sua carroçaria do tipo Limousine, custava, nos Estados Unidos, 2885 dólares, sendo um dos automóveis presentes no Museu do Caramulo que exemplificam a construção de luxo dos fabricantes americanos.
Packard
1927
E.U.A
82 cv
6 cilindros
4730 cc
3 velocidades
1910 kg
Velocidade Max.
115 km/h
Nº de Chassis
105067
Nº do Motor
105208