Depois do sucesso alcançado com o modelo Silver Ghost, a Rolls-Royce tratou de o substituir, revelando ao mercado o modelo New Phantom cujas principais alterações se verificavam na parte mecânica.
A história do “segundo fantasma” do Museu do Caramulo está ligada ao primeiro importador da marca inglesa para Portugal, Harry Rugeroni, e a seu pai José Rugeroni, especialista na marca.
Harry Rugeroni foi, desde muito novo, instruído pelo seu pai na arte de bem cuidar das criações da Rolls-Royce, instrução que teria o seu ponto alto com o seu ingresso na fábrica da marca em Derby.
Carroçado totalmente em alumínio pela Weymann, com um desenho feito pelo próprio José Rugeroni, o Phantom II era facilmente reconhecível pelo estilo da sua carroçaria Sports Coupé e pelo facto de implementar um inovador sistema de abertura de portas com fechos/dobradiças. A atestar a sua grande beleza, o Phantom II, desenhado por Rugeroni, viria a ser premiado com o 1º Prémio de Elegância e Conforto, no Campo Grande, em Lisboa.
O Phantom II de 1930 foi salvo da sucata por João de Lacerda em 1956, sendo posteriormente recuperado por Harry Rugeroni que, 19 anos depois, voltava a encontrar a criação de seu pai.
Rolls-Royce
1930
Inglaterra
140 cv
6 cilindros
7668 cc
4 velocidades
2420 kg
Velocidade Max.
140 km/h
Nº de Chassis
75GY
Nº do Motor
VO65