“Provavelmente um dos Chrysler com mais história em Portugal”, assim se pode resumir o currículo de um modelo que serviu não só Salazar, como também uma das mais mediáticas fugas da prisão de Caxias.
Registado pela Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE) o modelo blindado foi a resposta de segurança ao atentado à bomba sofrido pelo Presidente do Conselho de Ministros, o Prof. Oliveira Salazar.
Mantido nas instalações da PVDE até 1960, o enorme modelo americano foi transferido nesse ano para a prisão de Caxias, por falta de espaço nas garagens daquela polícia. Começava assim a segunda vida do Chrysler de 1937. Planeada com o blindado em mente, a 15 de Dezembro de 1961 era concluída com êxito uma aparatosa fuga das instalações de Caxias por parte de oito presos políticos aí enclausurados. Estes utilizariam o Chrysler Imperial como uma espécie de aríete de luxo para derrubar os portões da prisão, destruindo, neste processo, parte da frente do automóvel e sofrendo as marcas das balas de metralhadora ligeira nos vidros laterais direitos, que ainda hoje são possíveis ver. Adquirido em 1969 pelo Museu do Caramulo, foi alvo de um restauro que teve em conta a importância histórica do modelo.
Chrysler
1937
EUA
140 cv
8 cilindros
5302 cc
3 velocidades
2650 kg
Velocidade Max.
130 km/h
Nº de Chassis
7805201
Nº do Motor
8152236