Imponente por natureza, luxuoso por desígnio, o modelo 700 era motorizado por um oito cilindros em linha com válvulas à cabeça e pistões em alumínio, com 7,7 litros de capacidade, debitando 150cv de potência às 2800 rotações por minuto.
Após o inconsequente atentado à bomba levado a cabo em 1937, contra Salazar, a PVDE tratou de encomendar dois modelos Type 770 Grosser com carroçaria blindada Pullmansteel.
Salazar, que não fora consultado sobre a aquisição destes automóveis, logo manifestou o seu descontentamento, recusando-se a utilizar o Mercedes-Benz que lhe fora atribuído, não só por ser um automóvel ostensivo, mas também porque se pensava ter sido um presente de Hitler.
Dezassete anos depois, é mandado vender em hasta pública. Arrematado por seis contos pelo sucateiro Alfredo Nunes é pouco tempo depois vendido aos Bombeiros Voluntários do Beato e Olivais, para ser aproveitado para uma ambulância. Porque o custo de transformação se revelou elevado, decidem vendê-lo em 1956, a João de Lacerda.
Nunca houve necessidade de o restaurar, por estar, desde a pintura aos cromados e estofos, impecável. É considerado mundialmente o mais perfeito e bem conservado Mercedes-Benz Grosser.
Mercedes-Benz
1938
Alemanha
150 cv
8 cilindros
7655 cc
3 velocidades
3960 kg
Velocidade Max.
150 km/h
Nº de Chassis
182066
Nº do Motor
182066