Não existe melhor veículo para representar os precursores do automobilismo do que este Peugeot com as carroçarias dos automóveis muito próximas das dos carros de cavalos. Os próprios nomes dados aos diferentes tipos reflectiam essa proximidade.
A carroçaria Victoria tem duas filas de bancos, sendo a segunda protegida por uma pequena capota, destinada a proprietários menos afoitos à condução e à protecção dos sensíveis cabelos das senhoras. Como o principal inimigo dos primeiros automobilistas era a poeira, a protecção oferecida pela demi-capote não deixava de ser brilhante.
A Peugeot foi a primeira a utilizar pneumáticos num automóvel, sendo esta novidade produzida pelos irmãos Michelin. Com uma velocidade estimada de 35 km/h, o Type 19 de 1899 era um automóvel veloz para o seu tempo. À velocidade de cruzeiro de 20 km/h é possível observar a qualidade dos materiais utilizados, como o couro dos bancos e as madeiras, e compreender o trabalho de restauro que foi levado a cabo, durante 12 anos, pelo Museu do Caramulo, para devolver a este magnífico exemplar – dos 75 produzidos, poucos sobrevivem – à perfeição de outros tempos.
Peugeot
1899
França
5 cv
2 cilindros
1056 cc
4 velocidades
730 kg
Velocidade Max.
35 km/h
Nº de Chassis
778
Nº do Motor
1838