No princípio do século, De Dion Bouton foi o maior produtor europeu, em série, de automóveis. Este modelo era muito popular e apreciado pela sua robustez e elevado rendimento.
Este exemplar de 1906 descoberto numa Quinta em Espariz, totalmente desmontado, foi comprado em 1959 por João de Lacerda ao Capitão Eduardo Serpa Ferreira, que revelou ter sido oferecido pela Rainha D. Amélia ao seu avô, General Serpa Pimentel, Administrador da Casa Real.
Os trabalhos de restauro foram executados em Lisboa, com a preciosa ajuda do Eng.º José Jorge Canelas e do seu mecânico José Martins.
O rigor do restauro foi até à pintura exterior, feita com a aplicação, à trincha, de sete camadas de tinta, pelo pintor de carruagens de cavalos, Aurélio, de Santarém, que, instalado no Caramulo, demorou 15 dias a completar a obra, cobrando 120 escudos/dia, alojamento e muitos litros de vinho tinto.
Datado de 1906, o elegante De Dion Bouton AL, com carroçaria Tonneau e uma curiosa solução para o acesso ao assento traseiro, na qual o banco do passageiro da frente roda 90º, é um dos automóveis mais antigos do Museu do Caramulo. Actualmente, encontra-se registado no Veteran Car Club of Great Britain, com o número 919.
De Dion Bouton
1906
França
8 cv
1 cilindro
942 cc
3 velocidades
710 kg
Velocidade Max.
45 km/h
Nº de Chassis
AL-552
Nº do Motor
20237