Apresentado a 1 de Outubro de 1908, o modelo T manter-se-ia em produção até 31 de Maio de 1927, estabelecendo um recorde com mais de 16 milhões de unidades vendidas.
Até 1909 os modelo T eram manufacturados mas, a partir desse ano, iniciou-se a produção em linha de montagem. Este exemplar é dos primeiros produzidos desta forma.
Embora tenha sido importado em 1909, só a 27 de Novembro de 1911, devido à então recente Lei, de Brito Camacho, é que o seu primeiro proprietário, António Augusto Correia, o matriculou com a chapa N-373.
Em 1927, o Ford modelo T mudou de mãos porque Manuel Menéres, depois de ter visto o automóvel na feira de Mirandela, trocou o seu moderno Ford de 1926 pelo Ford T de 1909. Menéres utilizou-o em diversos eventos, como o Rally dos Automóveis Antigos do Estoril, em Junho de 1932, o I Rali de Santo Tirso, em Julho de 1962, ou o Rallye Internacional do Estoril, em 1964.
Certificado a 29 de Maio de 1968 pelo Veteran Car Club of Great Britain com o número 1146, o Ford T do Museu do Caramulo tem o motor número 11340, significando que, efectivamente, este é da série de 1909, ano em que o total de automóveis fabricados excedeu as 15 mil unidades.
Ford
1909
E.U.A
20 cv
4 cilindros
2898 cc
2 velocidades
670 kg
Velocidade Max
70 km/h
Nº do Motor
11340