Segundo os registos da época, um dos automóveis mais populares da Fiat em Inglaterra era o modelo 12HP, que havia beneficiado de algumas inovações tecnológicas como amortecedores de fricção, sistemas de embraiagem multi-prato, carburação automática e válvulas à cabeça do motor.
O Fiat 12/15HP de 1909 foi pela primeira vez registado em Portugal no ano de 1911, com a matrícula S-350, por Carlos Joaquim Tavares. Anos mais tarde, em 1958, foi descoberto em mau estado por João de Lacerda na garagem da Sociedade Portuguesa de Automóveis.
O Fiat 12/15HP foi então oferecido a João de Lacerda por Carlos Machado, engenheiro de profissão e, na altura, proprietário do automóvel.
Segundo os registos conhecidos, existem apenas mais três exemplares deste magnífico Fiat: um na cidade de Sidney, Austrália, e dois nos EUA, nas cidades de Salisbury e Newton. O exemplar do Museu do Caramulo foi restaurado com a ajuda do Engenheiro José Jorge Canelas e desde 1960 que participa em provas nacionais. Em 1962, o Rei Humberto, de Itália, foi recebido por João de Lacerda no raro Fiat e, em 1964, o automóvel foi registado no Veteran Car Club of Great Britain, com o número 798.
Fiat
1909
Itália
12/15 cv
4 cilindros
2010 cc
4 velocidades
1200 kg
Velocidade Max.
65 km/h
Nº de Chassis
983-A
Nº do Motor
978