O Unic Type A1 do Museu do Caramulo tem uma carroçaria de dois lugares, sendo um dos primeiros chassis que a marca produziu.
O modelo foi encomendado à fábrica da marca francesa em Puteaux por Jacinto Manuel Faleiro tendo então custado 9008,50 francos.
No final da década de 60, o Unic é oferecido por Jacinto Faleiro a João de Lacerda procedendo-se então ao restauro. Aproveitando o facto de o automóvel estar muito bem conservado depressa foi restituída a forma inicial que o Unic apresentava quando saiu da fábrica, com a sua carroçaria Double-Phaeton.
Depois de ter sido totalmente restaurado, o Unic de 1909 participou em várias provas nacionais e internacionais, entre as quais o Rally Tatry-Ostrava em 1977, o Rallye d’Occitanie em 1978, e na comemoração dos 99 anos do rali Paris-Rouen em 1993. Em Portugal, participou no II Rally Donas Elviras, em 1962.
Calcula-se que a produção da Unic, até ao início da Primeira Guerra Mundial, tenha sido de 30.000 veículos, mas sobreviveram apenas 160 viaturas. De acordo com o Club Unic, existirão apenas dois exemplares do Type A1, com o exemplar do Museu do Caramulo a ser classificado pelo Veteran Car Club of Great Britain com o número 939.
Unic
1909
França
12 cv
2 cilindros
1800 cc
3 velocidades
830 kg
Velocidade Max.
60 km/h
Nº de Chassis
5122
Nº do Motor
887