Em 1900 Sylvain e Jacques De Jong construíam o seu primeiro carro, e até 1904 várias experiências foram levadas a cabo.
O primeiro salto tecnológico da marca deu-se em 1905, com a substituição da tradicional construção das carroçarias em madeira por uma mais robusta em aço.
Embora as Minervette fossem bastante bem-sucedidas no mercado, a Minerva fez dos modelos de maiores dimensões o seu principal negócio.
O modelo Minerva 20HP “Torpedo”, assim denominado devido à sua carroçaria parcialmente construída em alumínio, de seis lugares tipo all-weather, desenhada pela casa D’Ieteren – Fréres de Bruxelas, de 1923.
Em 1924 o modelo foi vendido em Portugal pelo agente da marca, ao senhor Henrique de Seixas.
Equipado com um motor de quatro cilindros, com 3560cc de capacidade, do tipo Knight, com magneto Scintilla, os cerca de 1900 quilogramas de peso podem atingir uma velocidade máxima de 100 km/h.
O Minerva 20HP “Torpedo” de 1923 foi descoberto por João de Lacerda no sucateiro Adelino de Assunção, onde foi comprado em 1956 pela quantia de cinco mil Escudos, sendo totalmente restaurado nas oficinas do Museu do Caramulo em 1991, conservando os estofos de origem.
Minerva
1923
Bélgica
20 cv
4 cilindros
3560 cc
4 velocidades
1900 kg
Velocidade Max.
100 km/h
Nº de Chassis
ZZ 31057