O primeiro Alba foi desenhado e construído em 1952 e equipado – como era normal na época, não só em Portugal, como na Itália e em França – com o infatigável motor Fiat ou Simca de 1089cc. Representou um notável progresso estilístico quando comparado com os DM ou os FAP da época, que tinham uma estética mais arcaica.
Na equipa Alba, para além de Martins Pereira, deve ser destacado o nome de Francisco Corte Real Pereira, piloto e mecânico de bom nível. Vencedor em 1951 e 52 da classe 1100cc, no Circuito da Boavista, ajudou a desenvolver o Alba e a torná-lo num automóvel ganhador.
As alterações regulamentares impostas pelo ACP, a partir de 1954 – com a passagem do limite superior de 1100 para 1500cc – impuseram aos pequenos construtores portugueses a procura de novas soluções. A “jóia da coroa” dos motores Alba, porém, seria o projecto próprio, elaborado na metalurgia Alba, todo em alumínio, com duas árvores de cames à cabeça e duas velas por cilindro.
A carreira da Alba prolongou-se durante bastante tempo e, em 1961, Corte Real Pereira ainda participou no Rally Nocturno de Salgueiros, onde obteve a 3ª posição absoluta.
Alba
1952
Portugal
90 cv
4 cilindros
1500 cc
4 velocidades
Velocidade Max.
200 km/h
Nº de Chassis
ALBA0001
Nº do Motor
108-C 231944