Wilfredo Ricart, juntou-se às fileiras da casa de Arese em 1936, como um conceituado técnico. Refugiado da Guerra Civil Espanhola, Ricart voltaria ao seu país natal para liderar a ENASA e apoiado pelo governo, Ricart tratou de desenvolver o projecto de um supercarro espanhol.
Este automóvel, mereceu a escolha do Generalíssimo Franco para presentear o Presidente Craveiro Lopes na sua visita oficial a Espanha em 1953. Marechal Craveiro Lopes não desejava conservar presentes recebidos durante o seu mandato, de imediato o registou, em nome do Estado Português.
Quando o Almirante Américo Tomás foi eleito Presidente da República, o Pegaso ficou imobilizado no Palácio de Belém. Mais tarde, foi transferido para um armazém do Ministério das Finanças, onde veio a sofrer graves danos com as inundações que assolaram Lisboa em 1967.
Acabou por ser recuperado por iniciativa de João de Lacerda, com a colaboração das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico de Alverca e do Eng.º José Jorge Canelas. João de Lacerda teve de pedir ajuda a Ricart, deslocando-se, várias vezes, a Espanha, para pedir instruções e peças.
Este automóvel de 1953 foi doado ao Museu do Caramulo pela Presidência da República Portuguesa.
Pegaso
1953
Espanha
160 cv
8 cilindros
2814 cc
5 velocidades
1280 kg
Velocidade Max.
180 km/h
Nº de Chassis
150-0144
Nº do Motor
017-0144