Considerado o primeiro supercarro do mundo, o Miura inovou ao vir equipado com o motor instalado em posição central traseira, transversalmente. Além disso, estava dotado de uma das carroçarias mais belas da história da indústria automóvel, ainda hoje actual.
A primeira aparição pública do Miura foi feita na forma do chassis e da motorização, ainda sem carroçaria, no Salão de Turim, em Novembro de 1965.
Ao longo dos anos, o Lamborghini Miura foi beneficiando de algumas melhorias, principalmente ao nível da sua motorização, de forma a desenvolver mais potência. Aumentou também a qualidade geral e depois da centésima unidade produzida, a estrutura foi reforçada elevando o peso total do automóvel.
O Lamborghini Miura havia atingido a fama, sendo um dos desportivos mais cobiçados da altura.
O fabuloso Lamborghini P400 SV Miura do Museu do Caramulo saiu da fábrica de Sant’Agata, a 22 de Abril de 1971, pertencendo à última série deste supercarro. Em 1985, voltou de novo à fábrica italiana para ser totalmente revisto mecanicamente, pintado e estofado, estando actualmente em perfeito estado de conservação.
Lamborghini
1971
Itália
385 cv
12 cilindros
3929 cc
5 velocidades
1298 kg
Velocidade Max.
290 km/h
Nº de Chassis
4852
Nº do Motor
30581