A Porsche iniciou o ano de 1972 com várias novidades, a mais importante das quais o crescimento do motor boxer.
O motor passava dos 2195cc para os 2341cc de capacidade, e o aumento das potências específicas de cada versão, especialmente dos modelos exportados os EUA, que passavam a ser equipados com injecção mecânica de combustível, em vez dos tradicionais carburadores Weber.
Outra das novidades mecânicas para 1972 foi a adopção de uma nova caixa de velocidades. Conhecida internamente como Type 915, a nova caixa podia ser especificada com quatro ou cinco relações e derivava do modelo 908 de competição.
Em 1973, o 911 sofreu algumas alterações de pormenor, com o modelo E a receber as jantes ATS cookie-cutter, como equipamento de série. No motor Type 911/52, a injecção mecânica de combustível mantinha-se inalterada, assim como a capacidade, com 2341cc, a potência, de 165cv às 6200 rotações por minuto e valor de binário máximo, de 205Nm às 4000 rotações por minuto. Em termos de transmissão, o 911 E podia ser especificado com caixa manual de quatro ou cinco relações e caixa automática Sportomatic de quatro relações.
Em 1973, foram produzidas 1366 unidades da série F do Porsche 911 E 2.4.
Porsche
1973
Alemanha
165 cv
6 cilindros
2341 cc
5 velocidades
1050 kg
Velocidade Max.
210 km/h
Nº de Chassis
9113200308
Nº do Motor
6230478