Concebido em 1979 por Giorgio Guigiaro, a primeira versão desportiva foi apresentada em 1986 e fazia uso de um motor de quatro cilindros com dois litros de capacidade.
Com características aquém de serem impressionantes, o primeiro Lancia Delta Integrale veio permitir à marca dispor de uma excelente base de trabalho e homologação dos seus carros de rallys. Em 1989, a Lancia apresentava uma versão 16 válvulas do seu Lancia Delta Integrale, subindo a potência do motor para 200cv.
Em 1991 a Lancia actualizava o Delta Integrale criando o primeiro modelo Evoluzione, facilmente reconhecível pela sua carroçaria, com alargamentos e entradas de ar adicionais. As diferenças face aos antecessores eram mais notáveis no comportamento em estrada, com o desportivo desenvolvido para os exigentes troços de rallys a demonstrar o porquê de ter sido coroado várias vezes Campeão do Mundo de Rallys.
Dois anos depois a Lancia apresentava o Evoluzione II, esteticamente semelhante ao seu antecessor, mas com uma subida de potência para os 215cv.
O Lancia Delta Integrele de 1992 foi doado ao Museu do Caramulo por Ilídio de Oliveira Freitas.
Lancia
1992
Itália
210 cv
4 cilindros
1995 cc
5 velocidades
1215 kg
Velocidade Max.
220 km/h
Nº de Chassis
ZLA831ABO00569771