Depois do departamento de competição da marca ter desenvolvido uma nova versão do seu V12, um pequeno grupo de técnicos começou a trabalhar no projecto que viria a ser o Jaguar XJ220. A ideia inicial era utilizar a nova versão do V12, e quebrar a barreira das 220 milhas por hora (352 km/h) de velocidade máxima.
O concept-car inicial foi apresentado em 1988 e a marca recebeu 1500 depósitos de clientes interessados no futuro modelo. No entanto, a versão final seria um pouco diferente.
O motor V12 foi substituído por um V6 biturbo e a transmissão integral foi simplesmente cancelada. Embora o peso fosse inferior ao esperado e a potência declarada fosse mais elevada, o propulsor não tinha o mesmo pedigree e a conjuntura económica tinha mudado o que fez uma grande parte dos potenciais interessados desistirem da compra.
O XJ220 deteve o título de automóvel de série mais rápido do mundo em 1992, com uma velocidade de 217,1 mph (347,4 km/h). Este recorde foi contestado por diversas entidades, com a alegação de que a unidade de teste não estava de acordo com as especificações de série, requisito obrigatório para tal.
Foram fabricados somente 275 exemplares, que inclui este exemplar de 1991.
Jaguar
1991
Reino Unido
550 cv
6 cilindros
3498 cc
5 velocidades
1470 kg
Velocidade Max.
347 km/h
Nº de Chassis
SAJJEAEX8AX220668