Nesta secção apresentamos alguns dos exemplares de velocípedes que se podem encontrar na colecção permanente do Museu do Caramulo. Encontramos dois velocípedes Tipo Michaux, ambos de 1869, e como Pierre Michaux nunca patenteou a sua invenção ao longo dos anos foram várias empresas que se apoderaram do desenho e fizeram réplicas como é o caso de ambos os exemplares.
No conjunto dos triciclos podemos ver dois exemplares dedicadas às crianças denominados por Triciclos de Crianças de 1990 e ambas a apontar para fabrico português dos anos 20. Podemos ainda ver uma Scooter, de fabrico português totalmente em madeira com uma pequena estrutura em ferro, onde uma criança deslocar-se-ia sentada podendo também ser utilizada em pé.
Podemos ainda apreciar uma Penny and Farthing que foi encontrada em Portugal que é possível que tenha sido fabricada por uma oficina de ferreiro no nosso país devido aos raios utilizados na roda da frente. Outro exemplar invulgar é a Bicicleta Quadrant nº21 que não apresenta marca de fabricante, no entanto, algumas características distintivas permitem afirmar que se trata de uma Quadrant n.º21, produzida pela empresa Quadrant Trycicle Company. Só existem cinco exemplares conhecidos no mundo.